dentro do jardim o dia chega mais cedo ao fim - Alice Ruiz

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domingo, 29 de novembro de 2009

História da Educação - contextos...

PERÍODO 1920
CONTEXTO HISTÓRICO Aumento da exportação agrária, desenvolvimento industrial em aceleração que atraem imigrantes (principalmente italianos e alemães) que estão sem trabalho por causa da 1ª guerra mundial, que chegando aqui não encontram legislação para proteção do trabalhador e então organizam organizações sindicais embasadas nos prismas do socialismo, anarquismo e comunismo, ideais trazidos da Europa.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Lutam por uma educação para a formação política dos proletaríados que até então só tinham a educação como processo para alfabetizar, que já fora conquista advinda das necessidades da revolução industrial.
ATORES Imigrantes Proletariado Pensadores europeus que estavam inssatisfeitos com o capitalismo e burguesia.
AUTORES Karl Marx, Friederich Engels
TEORIAS/ CORRENTES/IDEAIS Socialista-defende uma educação baseada em princípios como justiça, igualdade e distribuição de riqueza.
Anarquista- supera o socialismo. Embora defenda uma escola independente, livre da igreja e do Estado, não preocupa-se com a escola para todos.
Comunista- Defende uma sociedade livre de classes sociais, negando a propriedade privada e o Estado.

PERÍODO 1922
CONTEXTO HISTÓRICO Surgimento de movimentos culturais como a Semana de Arte Moderna, que buscava uma valorização dos padrões nacionais. Expansão do capitalismo.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Escola Nova: movimento de oposição à escola tradicional, voltada para a transmissão de conteúdos. Disputa e divergências entre igreja (ensino privado) e pensadores que defendiam que somente as escolas públicas deveriam receber verbas do Estado e o sistema estatal laico, com escola para todos. Busca amenizar desigualdades e uma sociedade igualitária.
ATORES Artistas , Autores, Políticos, Pensadores.
AUTORES John Dewey (com influência do Pragmatismo de William James) Anísio Teixeira
TEORIAS/ CORRENTES/IDEAIS Educação Universal Pedagogia progressista: aprender fazendo
interesse do aluno formar indivíduo autônomo e preparado para participação. Pensamento político filosófico, liberal e democrático. Pragmatismo: valoriza o concreto, o que tem funcionalidade e utilidade. Tríplice Revolução da vida Moderna: intelecutal pelas ciências, industrial pela tecnologia e social pela democracia.

PERÍODO 1932
CONTEXTO HISTÓRICO Governo provisório de Getúlio Vargas. Organização de movimentos (sem representação da classe popular, que continuou excluída) em busca de participação e conquistas democráticas, trabalhistas e educacionais.Aumento da produção industrial. Surgimento da burguesia industrial e comercial. Acúmulo de riquezas e obtenção de lucro. Tecnologia moderna começa a substituir força humana. Degradação do proletariado.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA O homem priorizado e valorizado pelo que tem e consome, não pelo que é. Necessidade de mão-de-obra capacitada. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova: Busca pelo ensino público, obrigatório, gratuito e laico, sendo dever do Estado, formação universitária dos educadores.Critica o sistema dual de ensino(uma escola para ricos e outra para pobres) e uma única educação básica nacional. Defende a universidade caracterizada pela tríplice função: ensino, pesquisa, extensão.Acarreta a insatisfação dos educadores religiosos, pois os mesmos desejavam que a educação se mantivesse enraizada pelos dogmas religiosos e pela perda da hegemônia da iniciativa privada.
ATORES Educadores e autores.Francisco Campos (Ministro da Instrução e Saúde Pública)
AUTORES Fernando de Azevedo Émile Durkheim

PERÍODO 1934
CONTEXTO HISTÓRICO Getúlio buscando manter-se no poder adota medidas como a consolidação da constituição de 1934.
EDUCAÇÃO BRASILEIRAConstituição de 1934, primeira a apresentar um capítulo sobre a educação. Fixa o 1º Plano Nacional de educação. Garante o ensino público, obrigatório para o 1º grau, gratuito e interconfessional, e o direito à educação. Difunde o ensino público e gratuito .
Ela normatiza que o Ensino religioso é obrigatório para as escolas e facultativo para os alunos buscando amenizar a insatisfação da igreja. Preocupação com o analfabetismo que atrapalha o progresso do país. Ainda permanece a valorização do ensino privado.

PERÍODO 1937
CONTEXTO HISTÓRICO Golpe de Estado por Getúlio Vargas. Estado controla tudo. Censura à manifestações intelectuais e à imprensa. Segunda guerra mundial. Holocausto.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Constituição de 1937 excluí decreto que garante a escola como direito de todos. Ênfase nas escolas privadas. Presença forte do sistema dual de ensino novamente, ensino secundário e superior para a elite, e primário e profissional para a classe popular. Até nesse momento a educação primária não sofreu nenhuma mudança no seu modelo constituído pela lei de 1827.
TEORIAS/ CORRENTES/IDEAIS Autoritarismo Fascismo Nazismo

PERÍODO 1942/1946
CONTEXTO HISTÓRICO Embora busque uma reaproximação das idéias democráticas para tentar manter-se no poder, em 1945 Vargas é deposto pela oposição e pelas Forças Armadas.General Dutra é eleito por eleições diretas. Constituição de 1946 restabelece o regime democrático no país.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Leis orgânicas que estruturam o ensino secundário e o ensino industrial e comercial.Criam o INEP, o Instituto Nacional do Livro, do Serviço e patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o SENAC e o SENAI. Surge o orientador educacional (garantir a ordem e disciplina). Olhar para a educação primária, que passa a ter três finalidades básicas: iniciação cultural, desenvolvimento da personalidade, ampliação dos conhecimentos para a vida em sociedade e para o trabalho, divide-se em duas categorias, o primário fundamental ( faixa etária de 7 à 12 anos, dividido em dois cursos o primario elementar- duração de 4 anos- e o primário complementar – duração de 1 ano) e o secundário destinado aos adolescentes e adultos.
O ensino normal passa a ser frequentado também por mulheres. Ele passa a adequar-se na formação de professores.
ATORES Ministro Gustavo Capanema

PERÍODO 1959
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Manifesto dos educadores – movimento organizado para acelerar as discussões para implemtneção da LDBEN que já vinha sendo discutido desde 1946. Questões Políticas da educação.

PERÍODO 1961
CONTEXTO HISTÓRICO Ressurgem movimentos de participação popular que se preocupam com os problemas do povo, principamente com o analfabetismo e com a cosncientização política, e em sua valorização e difusão de suas culturas.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Criada a primeira LDBEN – 4024/61
Defasada, principalmente por não condizer mais com a realidade do país e ignorar os problemas da educação, como a falta de vagas e de formação para professores. Movimento de Cultura Popular e a criação do PNA – Plano Nacional de Alfabetização.
ATORES Florestan Fernandes Carlos Lacerda Anísio Teixeira Paulo Freire
AUTORES Kant Dewey Marx
TEORIAS/ CORRENTES/IDEAIS Pedagogia libertadora e conscientizadora.

PERÍODO 1964
CONTEXTO HISTÓRICOGolpe militar.Volta da censura. Exôdo rural. Aumento da miserabilidade.
Violência, tortura e perseguição à opositores do governo.Exílio.Acordos com os Estados unidos da América.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA As reformas políticas educacionais apontam para o não-diálogo. O PNA é extinto e acusado de ser subversivo da ordem. Escola visa atender necessidades tecnicistas, industrial e tecnológicas, da sociedade.Vestibular classificatório. Acordo MEC/USAID propoe reformas autoritárias e domesticadora – ensino atrelado ao modelo econômico.
AUTORES Taylor Comte Skinner
TEORIAS/ CORRENTES/IDEAIS Autoritarismo Tecnicismo Positivismo

PERÍODO 1968
CONTEXTO HISTÓRICO Ainda sob a ditadura militar.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA LDBEN 5540/68 Traz reforma educacional para a universidade, mais sem a discussão que houve anteriormente (LDBEN 4024/61).
Vestibular unificado e classificatório, sistema de créditos, nomeação de reitores e de pessoal pelo governo.

PERÍODO 1970
EDUCAÇÃO BRASILEIRA Implantação do Mobral , pois apesar do mesmo ter sido criado em 1967, é só em 70 que ele começa atuar decididamente no campo de “alfabetização funcional”.

PERÍODO 1971
CONTEXTO HISTÓRICO Governo Médici.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA LDBN 5692/71 Reforma 1º e 2º graus – Feita sem participação de professores/estudantes- obrigatoriedade escolar é ampliadade de 4 para 8 anos, disciplina de civismo(impõe a ideologia da ditadura militar), eliminação do dualismo(secundário e técnico), ensino supletivo com cárater compensatório. Curso profissionalizante para todos. Aumento exagerado da privatização do ensino.
TEORIAS/ CORRENTES/IDEAIS Pedagogia não-crítica

PERÍODO 1996
CONTEXTO HISTÓRICO Assume como presidente da república Fernando Henrique Cardoso, Eleito por eleições diretas.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA LDB 9394/96 “Palavras-chave da Lei” Liberdade, Igualdade, Pluralismo de Idéias,acesso, permanência, direitos, deveres, valorização do profissional, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Educação Especial, Educação Superior, Profissional, carga hrária mínima, dias letivos mínimos, participação, proposta pedagógica, currículo, avaliação qualitativa prevalece sobre a quantitativa, etc...
AUTORES Piaget Freire Vigotsky Pherrenoud Foucalt Rubem Alves...
TEORIAS/ CORRENTES/IDEAIS Construtivismo

Após os apontamentos e localização dos acontecimentos que envolveram a educação desde até chegarmos nos dias de hoje, é com tristeza que podemos perceber que apesar dos evidentes avanços ainda sobram resquícios de um tempo doloroso, onde o fato de ser humano, não lhe garantia o direito de viver como tal, onde quem mandava e o que importava eram o dinheiro, o poder, os interesses (sempre de outros). Nosso mundo ainda está assim, e a educação se vê acrescida desse ônus, pois espera-se que através dela comece a busca por um caminho de vida digna para todos, de acesso a uma escola pública de qualidade, com um currículo que possa tornar o aluno um ser autônomo, livre?, e a participação de fato na comunidade, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O número de excluídos, de analfabetos de hoje não é por acaso, vêm dessa história de segregação, de desvalorização do ser e seus valores, e embora hoje existam políticas compensatórias em busca da recuperação desses prejuízos de vida, não apagam as memórias e marcas desses tempos.
Em termos de avanço cito expansão da rede escolar, uma busca maior pela formação do profissional que trabalha na educação, uma maior abertura à participação da comunidade em todos os segmentos, um currículo mais apropriado, mais contextualizado com a realidade do aluno, uma busca pela valorização do homem (ser humano) e da sua cultura, …, a própria LDB 9394/96.