dentro do jardim o dia chega mais cedo ao fim - Alice Ruiz

dentro do jardim o dia chega mais cedo ao fim - Alice Ruiz

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pesquisa Bibliográfica Paul Klee, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral

Paul Klee Alfredo Volpi Tarsila do Amaral
O suíço Paul Klee (1879/1940), desde garoto gostava de desenhos. No início se interessava por representar fantasias, inspirado nos contos que sua avó contava, muitos, dos quais ela mesmo ilustrava.
Depois da morte da avó, começou a desenhar suas primeiras paisagens, e com 19 anos iniciou em uma Escola particular de arte(Knirr), orientado pela Academia à qual se apresentou em Munique. Na escola Knirr limitou-se a produzir nus e retratos. Seus passos em direção ao Movimento Expressionista, iniciaram-se em 1899, sendo que suas paisagens tiveram notáveis mudanças, perdendo a objetividade e tornando-se mais monumentais e românticas.
Em 1901 viaja para a Itália na companhia do escultor Hermann Haller, e após esta viagem, passa por uma profunda revisão de todas as suas crenças e teorias sobre arte, além de sofrer forte influência visual e estética da pintura italiana.
Ao longo dos anos teve influência de vários artistas, entre eles Goya, Kandinsky e outros artistas do grupo chamado Der Blaue Reiter, e Delaunay. Sua fascinação pela linha e tonalidade é particularmente aparente nas ilustrações que ele fez para Candide, de Voltaire, em 1911 e 1912.
Ficou um período sem pintar oficialmente, enquanto serviu como oficial do Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Lecionou com o grupo Bahaus e Düsseldorf.
Alfredo Volpi (1894/1988) de origem italiana, mas que veio morar no Brasil muito novo, incorporou à sua obra valores dos grandes mestres italianos, mesclando às cores brasileiras, usando tonalidades inusitadas de azuis, verdes, terras. Seus trabalhos retrataram a nossa paisagem, na periferia e no litoral, e numa comunicação direta, representou o gosto popular, experimentando e criando uma técnica inovadora em pintura sobre tela, valorizando a cor e forma.
Simplificando para extrair a essência, preservou o prazer de criar e pintar, sem teorias e enquadramentos, mesmo cercado por movimentos artísticos radicais. Participou de vários salões do Construtivismo e Concretismo. É considerado um dos maiores pintores brasileiros, sendo muito premiado e homenageado.
Tarsila do Amaral (1886/1973), dentre estes artistas a única conhecida por mim, pois suas obras são mais comentadas (pelo menos no meu círculo social) e podem ser encontradas até mesmo nos Livros Didáticos, mas sem um caráter depreciativo, e sim com o intuito de aproximar os alunos da Arte. Tarsila, filha de pais abastados, passou parte da infância e adolescência nas várias fazendas dos pais, às quais servem de referência no uso das cores e dos temas caipiras, cotidianos do nosso País. Foi ela quem criou o conceito de brasilidade. Por ser de família de posses, teve oportunidade de estudar em boas Escolas, inclusive na Académie Julian em Paris. Seus trabalhos passam por vários momentos/movimentos/ fases: Impressionista, Cubista, Pau-Brasil, Antropofágica e Social. Sendo precursora nessa última, com o quadro “Operários”. Tarsila foi uma mulher à frente a sua época.
Ao visualizar o trabalho dos três artistas percebi semelhanças no uso expressivo das cores e tonalidades, já no uso das linhas, penso que Tarsila prefere as curvas, dando formas mais arredondadas, enquanto Klee e Volpi fazem mais o uso das linhas retas, me parecendo mais geométrico, embora perceba-se a presença dos Movimentos Artísticos nas obras de todos. Algo muito interessante e de certa semelhança também, é que todos os três artistas pesquisados trazem obras de conteúdo do universo infantil, sendo possível à apreciação dos mesmos por crianças de todas as idades. No site oficial de Tarsila inclusive está sendo preparado o espaço “Tarsila para crianças”.

Fontes:
http://entretenimento.uol.com.br/album/alfredo_volpi_20_anos_album.jhtm
http://cultura.portaldomovimento.com/paul_klee.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htma